Marca Guarda-chuva, você sabe o que significa?
- Eduardo Hasenauer

- 12 de jun. de 2023
- 4 min de leitura

Marca Guarda-chuva e extensão de marca
Estratégias de marketing que valorizam (ou não) um produto. Entenda as diferenças e qual a finalidade de cada uma delas e a origem da expressão que vem do inglês "Umbrella Brand" e pode também ser chamada de extensão de linha – o que é, na prática.
Você com certeza já usou mais de um produto da mesma marca, correto?
O conceito de marca “guarda-chuva”, ou umbrella brand, é simples: a mesma marca comercializa produtos semelhantes, sem nenhuma utilização de símbolos adicionais, com o objetivo de atender os consumidores de forma mais ampla e dar menos espaço à concorrência. Aumentando o seu leque de opções de serviços e produtos oferecidos, tendo uma capilaridade maior e atingindo uma quantidade expressiva do mercado.
Utilizar a “força” de uma marca consolidada no mercado para lançar outros produtos é uma prática muito comum dentro do marketing, mas deve-se tomar cuidado para que não se perca a “essência” do produto principal.
Para exemplificar podemos usar a famosa marca Bombril que, além das palhas de aço, há algum tempo passou a fabricar esponjas de lavar louça normais. Ou seja, atuando no mesmo nicho de mercado com mais de um produto sendo ofertado.

Extensão de marca: como funciona e os cuidados que se deve tomar ao usar essa estratégia
A criação de outras marcas para poder atuar em outras fatias do mercado e, consequentemente, gerar mais lucros à empresa é a conhecido como extensão de marca.
Porém, é necessário tomar muito cuidado nesse tipo de estratégia para que os outros produtos comercializados não sejam totalmente divergentes à marca principal e acabem prejudicando o Branding da empresa. Como por exemplo uma marca de roupas que começa a vender produtos eletrônicos que nada tem a ver com o seu nicho ou atuação de mercado.

Entenda o que é o branding
O Branding é fundamental para os negócios atuais, pois determina a imagem que sua empresa passa para o público. Descubra o que é Branding e como usá-lo a seu favor.
Quando pensamos em uma determinada marca, diversas coisas vêm na nossa mente: o nome, a logo, os produtos e os serviços oferecidos, entre outras coisas. Mas também lembramos de sentimentos e sensações, que podem ser positivas ou negativas.
É dessa forma que funciona o branding, ou seja, é aquilo que as empresas fazem para despertar sensações nos seus clientes. Essas ações, acabam marcando o inconsciente, para que a marca seja lembrada no momento de decisão de compra de um produto ou de um serviço.
Branding é a estratégia de percepção de marca. Para ter um bom posicionamento no mercado é necessário que uma empresa utilize ferramentas que chamem a atenção do público a que se direciona aquele produto ou serviço.
Isso pode ser feito através de um conjunto de itens como: nome, imagens e ideias que associem o que está sendo vendido, logotipo e outros elementos visuais.
Um branding bem elaborado, e estrategicamente direcionado dentro do marketing da sua empresa, já pode ser considerado “meio caminho andado” para que o negócio prospere.
"Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente" - Walter Landor.
O que significa Branding?
Branding ou Brand Management ("Administração da marca" em tradução livre) é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.
A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de uma compra.
Atualmente por influência das mídias digitais, muitas marcas viram o aumento de concorrência pela audiência do seu consumidor. Esse momento foi crucial para a virada de chave e investimento em estratégias diferenciadas e mais intimistas. Buscando se aproximar mais dos seus consumidores. Aí que entra o Branding!
Seu sistema de comunicação deixa claro os motivos pelos quais a marca importa e faz seu consumidor perceber a marca como a única solução. Com base em uma pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, mais de 65% dos consumidores compartilhavam estar emocionalmente conectados a uma marca.Ou seja, traz como consequência, o sentimento de que a empresa se importa com as pessoas, com seus clientes.
Antes do planejamento de ações, lembramos também a importância do Registro da Marca. Essa medida é a proteção legal contra possíveis cópias e serve para que a empresa tenha como exclusividade o uso do seu nome, produto, serviço ou ainda o logotipo.
Para isso, a empresa deve procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido que será examinado de acordo com a Lei 9.279/96, Lei de Propriedade Industrial. O INPI tem a responsabilidade de proteger a propriedade intelectual que for devidamente registrada, tendo preferência quem entrou com o protocolo de pedido de registro primeiro.
Benefícios da Gestão de Marca
O processo de gestão pode trazer vários tipos de benefícios. Como falamos acima, o principal deles é o reconhecimento da marca imediato e conexões emocionais. Mas existem outros muito importantes também. São eles:
Aumento da confiança com seu público;
Presença na mente do consumidor;
Maior valor atrelado a marca;
Fidelidade do público consumidor.




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